Pilates

Histórico

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), criador do método, nasceu na Alemanha. Sua infância foi marcada pela fragilidade de seu estado de saúde: apresentava asma, raquitismo e febre reumática.

Ainda jovem especializou-se em anatomia, fisiologia, cultura física, mergulho, esqui e ginástica, dedicando-se à tarefa de se tornar fisicamente forte e saudável. Aos 32 anos mudou-se para Inglaterra, onde trabalhou como lutador de boxe, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses.

Com o início da I Guerra Mundial, J. Pilates foi mandado para um campo de batalha em Lancaster, junto com outros alemães considerados "inimigos estrangeiros". Lá, ele refinou suas idéias sobre saúde e condicionamento físico e encorajou seus colegas a participarem de seu “programa físico”, baseado numa série de exercícios realizados no solo. O reconhecimento inicial de sua técnica ocorreu pela constatação de que nenhum dos internos naquele campo havia sido acometido pela epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos ingleses, em 1918.

Mais tarde, na Ilha de Man, J. Pilates aplicou seus conhecimentos para ajudar na reabilitação de pessoas feridas em conseqüência da guerra. Começou a experimentar exercícios com as molas das próprias camas dos enfermos, descobrindo que estas poderiam servir para condicionar os pacientes debilitados que permaneciam muito tempo deitados, sem se movimentar.

As molas eram utilizadas para recuperar a força, flexibilidade e a resistência, além de restabelecer o tônus muscular mais rapidamente. Com o passar do tempo, Pilates criou alguns equipamentos para o aperfeiçoamento de sua técnica, tais como o Cadilac e o Reformer, usados ainda hoje nos estúdios de pilates.

Ao retornar para Hamburgo (Alemanha), Pilates refinou seus equipamentos e métodos trabalhando, principalmente, com a força policial da cidade.

Em 1926, desiludido com o exército alemão, decidiu ir para os Estados Unidos, encontrando assim sua futura esposa, Clara, uma enfermeira que muito o ajudou nas sistematizações do método. Juntos eles fundaram um estúdio de Pilates que até hoje funciona em Nova Iorque.

Durante muito tempo, o método ficou desconhecido, sendo utilizado apenas pelo próprio Pilates, que manteve o monopólio de suas técnicas e conhecimentos. Assim, notas abrangentes sobre o método Pilates passaram a ser publicados somente depois da morte de seu criador e de sua esposa.

Método

O método Pilates surgiu no início da década de 1920. Desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, este método de exercício físico tem como base o conceito de contrologia - o controle consciente dos movimentos musculares. Corresponde à correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do corpo, englobando o completo conhecimento dos mecanismos funcionais e dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.

A maioria dos exercícios do método Pilates são executados em posição deitada, diminuindo o impacto nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e na coluna vertebral.

Deste modo, permite a recuperação das estruturas dos músculos, articulações e ligamentos, principalmente os da região lombar. O sistema básico abrange um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, entre outros que beneficiam todo corpo. Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, procurando-se melhorar a relação de equilíbrio corporal.

Dentre as formas de treinamento contra resistência, o método Pilates é um meio de condicionamento físico particularmente voltado ao bem-estar geral ao indivíduo, capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepção do movimento.

Benefícios

* Melhor estado geral de saúde

* Melhor condicionamento físico e mental

* Tonificação e definição muscular

* Melhora da consciência corporal e da postura

* Alívio do estresse

* Alívio de dores e tensões crônicas e musculares

* Melhora da flexibilidade (alongamento)

* Melhora da força muscular e mobilidade articular

* Fortalecimento da musculatura abdominal

* Otimização e rendimento esportivo